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sábado, 3 de março de 2018

Qual é o Papel do Ministro da Eucaristia e da Palavra

Na sequencia refletimos sobre a Função do Ministro(a) com o material de:
. (Presidir a celebração do dia do Senhor, Ione Buyst – p. 31,32)
A palavra ministério ( do latim, ministerium ) significa serviço “ função servil” e todo cristão é chamado a servir, é como uma espécie de prestação de serviços a indivíduos e grupos, por parte de uma pessoa que o faz de modo espontâneo e organizado.






Existem 2 tipos de ministérios: .........
* Ministérios Ordenados – aqueles que recebem o Sacramento da Ordem > Diácono, Padre e Bispo.
* Ministérios não Ordenados – É certo que ao lado dos Ministérios Ordenados, a Igreja reconhece também o lugar dos Ministérios não Ordenados que são aptos para assegurar um especial serviço da mesma Igreja. São os que têm como base o batismo e a crisma.

MINISTÉRIO > É um serviço prestado à comunidade, respondendo a uma necessidade duradoura ou permanente desta comunidade. A pessoa que tem esta função representa a própria comunidade, agindo em nome dela, mas com muita cautela, longe de ser autoritário, longe de exercer poder. O ministro deverá conscientizar-se de que a sua preocupação está votada para uma relação intima entre o ministério e a comunidade. Ele carregará consigo, que o ministério é estar a serviço da comunidade, isto é, de todos os cristãos, tornando essa comunidade mais ativa, mais missionária.

A FORMAÇÃO
A - Cooperar diretamente com o pároco na Pastoral Eucarística.
B - Levar a Sagrada Comunhão aos enfermos e idosos e aos impossibilitados de irem à Igreja.
C - Auxiliar o pároco na Celebração Eucarística e na Liturgia da Palavra.
D - Agir sempre em comunhão com o pároco e sob a orientação da hierarquia da Igreja Particular da diocese a que pertence. 
E - Ter como base o ministério eucarístico no qual o Corpo de Cristo nos é oferecido como alimento até que Ele venha.

A ESPIRITUALIDADE
A – Estudo e pesquisa dos documentos da Igreja com avaliações.
B - Retiros em grupo
C - Reciclagem por meio de cursos, conferências, seminários e congressos promovidos em âmbito regional ou paróquia.
D - Permanente atualização teológico – pastoral à luz da Eucaristia, buscando a santificação própria e do outro Atendendo com dedicação aos serviços caritativos.
Cada Ministro, por ser perante o mundo, testemunho da ressurreição e da vida do Senhor Jesus, e sinal do Deus vivo. Deve aprimorar-se na oração, praticar a penitência, conhecer os documentos da Igreja e viver a doutrina cristã.

A MISSÃO
A – Ministrar a Sagrada Comunhão a si e aos outros fiéis, quando necessário, durante a Santa Missa. 
B - Levar a Santa Eucaristia aos hospitais, residenciais, asilos, leprosários, favelas e aonde a caridade cristã 
exigir a sua presença, tendo sempre em vista as seguintes considerações:
      1ª – Estabelecer contato com os familiares.
     2º - Inteirar-se da situação econômica e vida cristã da família, oferecendo, na medida do possível, a solução adequada aos problemas constatados.
      3º - Proporcionar aos doentes e seus familiares o conforto cristão.
     4º - Preparar o doente para a recepção dos Sacramentos da confissão e da Unção dos Enfermos.
    5º - Procurar despertar o interesse de todos os membros da família do assistido para que participem da celebração.
     6º - Atender também aos idosos, mesmo não sendo doentes.
     7º - Visitar as famílias, em outras circunstâncias, para uma conversa amiga ou leitura da Palavra e orações.
C – Presidir o culto eucarístico na ausência do sacerdote.
D – Irradiar sempre que oportuno, a mensagem da Palavra de Deus por ocasião das visitas, ou no ambiente comunitário, de forma evangelizadora.
E - Aproveitar o tempo de velório para uma adequada celebração dando um sentido cristão à morte.
F - Formar a comunidade cristã através da Palavra de Deus, despertar-lhe a fé e prepará-la para celebração eucarística.
G - Expor e repor o Santíssimo Sacramento, nos termos do CAN 943.
H - Participar ativamente da festa de Corpus Christi, congressos eucarísticos e semanas eucarísticas.
I - Zelar pela dignidade do culto eucarístico e de tudo que lhe diz respeito.
J - Batizar em caso de necessidade.
O Ministro da Palavra, sua funções, suas vestes e lugar da Presidência
“A Eucaristia é, por excelência, a celebração do dia do Senhor. Muitas comunidades não podendo, porém, celebrar a eucaristia, por falta de presbítero, se reúnem e celebram os mistérios da fé ao redor da Palavra de Deus e, desse modo, asseguram o sentido do domingo. No Brasil, a falta de padres, a dispersão populacional e a situação geográfica do país impedem que inúmeras comunidades tenham a celebração eucarística aos domingos. De acordo com os dados da CNBB, 70% das comunidades brasileiras se reúnem ao redor da Palavra de Deus” (Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, p. 53).
Mas, por razão de número insuficiente de ministros ordenados, a solução pastoral encontrada tem sido a celebração da Palavra de Deus presidida por um diácono, um seminarista ou um ministro leigo encarregado dessa tarefa. “Pode-se estimar em 70 mil o número das comunidades que realizam aos domingos a celebração da Palavra, na ausência do padre, que aí celebra a Eucaristia somente algumas vezes por ano” (cf. Documento 62 da CNBB nº 39). Graças às celebrações da Palavra de Deus as comunidades persistem e crescem na fé e no compromisso com Jesus Cristo e o seu Reino. Sem elas não teremos verdadeiras comunidades cristãs, e em grande parte, o povo não conservará a fé católica.
“Na tradição cristã, o ministério da Palavra é o primeiro ministério, pois é chamado a suscitar a fé e a educá-la (Rm 10,14-15). Em nosso país, são particularmente numerosas as celebrações dominicais da Palavra, presididas por leigos e leigas que se esforçam por desempenhar esta função na fidelidade ao Evangelho e atendendo às orientações da Igreja e do bispo diocesano” (cf. Documento 62 da CNBB nº 160; Diretório para as celebrações dominicais na ausência de presbítero, da Congregação para o Culto Divino, 10/06/1988; Documento 52 da CNBB, de 1994).
“A Igreja sempre venerou as divinas Escrituras como o próprio Corpo do Senhor, não deixando nunca, sobretudo na Sagrada Liturgia, de tomar da mesa quer da Palavra de Deus quer do Corpo de Cristo e distribuir aos fiéis o Pão da Vida” (DV 21). Assim como a Eucaristia, a Palavra também é Pão da Vida. É o próprio Cristo com a sua Vida, tanto na Eucaristia, como na Palavra (cf. Jo 6,35-63). Desse modo, “as celebrações da Palavra de Deus não são uma criação das últimas décadas, mas fazem parte da tradição da Igreja… A finalidade destas celebrações é de assegurar às comunidades cristãs a possibilidade de se reunir no domingo e nas festas, tendo a preocupação de inserir suas reuniões na celebração do ano litúrgico e de as relacionar com as comunidades que celebram a Eucaristia” (cf. Documento 52 da CNBB, introdução, p. 06).
Funções
Na ausência de um presbítero, cabe a presidência da celebração da Palavra de Deus a alguém dignamente nomeado ou por ele delegado, pois a presidência litúrgica é exercida em sinal de Cristo-Cabeça da Igreja, que é seu corpo (Ef 1,22-23).
Os diáconos são, portanto, os primeiros indicados para exercer este ministério na ausência do presbítero. No entanto, todo cristão, homem ou mulher, por força do seu batismo e confirmação, pode assumir legitimamente este serviço (cf. Documento de Aparecida nº 211). Portanto, sejam preparados com uma adequada formação os diáconos, seminaristas e ministros leigos e leigas para exercerem essa tarefa litúrgica de presidir a oração da comunidade cristã.
Nos lugares onde se tem o costume dos ministros extraordinários da comunhão eucarística presidirem essa celebração, recebam eles uma formação específica para que sejam investidos particularmente desse ministério.
A função de quem preside a celebração é ajudar o povo a tomar parte de cada ação litúrgica e a viver interiormente o sentido de cada uma delas, não com discurso, mas fazendo bem e colocando alma naquilo que faz. Cada um dos gestos e palavras, tom de voz e atitude de quem preside a celebração da Palavra devem revelar a ternura do Espírito, de quem recebeu o dom para atuar na assembléia de irmãos. É assumir espiritualmente a atitude de Jesus que veio para servir e não para ser servido (Mc 10,45).
Sua tarefa é ser mediador das relações entre Deus e seu povo reunido para celebrar a fé, e articulador entre os ministérios e a comunidade celebrante, fazendo das pessoas reunidas uma assembléia, uma comunidade ativa e participante, um povo que exerce o seu sacerdócio batismal (1Pd 2,9).
Desse modo, “o papel principal de quem preside é manter viva a relação dialogal entre Deus e a comunidade celebrante, entre os ministérios e a comunidade, entre os vários ministérios entre si” (Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, p. 60).
“Quem preside assume a função de coordenar a celebração. Realiza os ritos próprios da presidência: saudação inicial (sinal da cruz, saudação bíblica e etc); proclamação do evangelho e homilia, e convite às preces; proclamação da ação de graças ou da louvação; convite ao Pai nosso e à comunhão; oração final e bênção” (Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, p. 60).
Vestes litúrgicas
“Na Igreja, que é o Corpo de Cristo, nem todos os membros desempenham a mesma função. Esta diversidade de funções na celebração manifesta-se exteriormente pela diversidade de vestes sagradas, que por isso devem ser um sinal da função de cada ministro” (IGMR 335). Há veste própria para o presbítero presidir a celebração da Missa ou outra celebração sacramental, como há também para – na missa ou celebração – o diácono, para os leitores, ministros extraordinários da comunhão eucarística, acólitos ou coroinhas, e ministros da palavra que presidirão a celebração dominical.
Os acólitos, os leitores e os outros ministros leigos podem trajar alva ou outra veste legitimamente aprovadas pela Conferência da Bispos em cada região (IGMR 339).
A veste apropriada do diácono presidir a celebração da Palavra é a túnica branca e a dalmática da cor litúrgica do dia, ou apenas túnica branca e estola diaconal da cor litúrgica do dia. A veste apropriada do seminarista presidir a celebração da Palavra é somente a túnica branca simples.
A veste própria do ministro da Palavra de Deus deve ser orientada pela Diocese, levando-se em conta o grau e a cultura local. Quem preside a celebração da Palavra de Deus deve se diferenciar dos demais – ministros e fiéis – por questões de referência para a assembléia.
Na escolha da veste mais apropriada, a Diocese deve tomar cuidado para que não se clericalize nem vulgarize os ministros da Palavra. “Vestes do tipo jaleco, usados em certas comunidades parecem menos indicadas para o uso litúrgico, pois podem recordar demasiadamente vestes usadas por profissionais em tarefas não litúrgicas” (cf. Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, p. 100).
Verdadeiramente “importa que as próprias vestes sagradas contribuam também para a beleza da ação sagrada” (IGMR 335). “Convém que a beleza e nobreza de cada vestimenta decorram não tanto da multiplicidade de ornatos, mas do material usado e da forma (cf. IGMR 344). Os tecidos e as fibras naturais se prestam para esta função, pois têm uma boa caída e quase sempre apresentam um aspecto de sobriedade. Com suas formas amplas, atenua e neutraliza a individualidade daquele que é vestido, para manifestar sua dignidade e função” (cf. Guia Litúrgico-Pastoral da CNBB, p. 100).
Lugar da presidência, veste, saudação e bênção…
São muito comum perguntas das comunidades a respeito do lugar da presidência da ministra ou ministro leigo, se deve usar uma veste litúrgica, se é o caso de beijar o altar, se pode dirigir ao povo a saudação “O Senhor esteja convoco (ou: com vocês)”…
Tudo depende do “peso” eclesial que se atribui a esse ministério. Não há como dar uma resposta generalizada; Algumas têm preferido não enfatizar demais esse serviços, minimizando, assim a presidência é considerado um leigo entre os demais, que provisoriamente assume o serviço. Por isso, não senta na cadeira da Presidência, não usa veste litúrgica etc. Nas comunidade e diocese que o serviço da presidência e um ministério reconhecido ou com fiado, e é exercido com certa estabilidade, quem preside ocupa lugar perante a assembléia, beija o altar, usa veste litúrgica, saúda a assembléia co  “O Senhor esteja com vocês”.
Muito depende também da dimensão, da cultura e da sensibilidade da comunidade. Depende ainda do tamanho e do estilo do local da celebração. Numa assembléia pequena talvez nem haja necessidade de sinas especiais para designar o serviço da presidência. Celebrar debaixo de árvore ou ao redor de uma mesa numa casa de família é bem diferente de celebrar na igreja matriz.
Para decidir sobre esse assuntos, é necessário levar em conta o sentido de cada sinal. Afinal, o que se quer evidenciar é a presença de Cristo como cabeça da assembléia reunida. O beijo no altar é sinal de veneração, respeito e admiração, adoração; evidencia que é o centro da celebração: não o ministro, mas Cristo, simbolizado pelo altar. A cadeira da presidência é o lugar de onde Cristo reúne e conduz a comunidade; dá visibilidade a quem esta presidindo em nome de Cristo. A veste expressa mais claramente que se trata de um ministério que a pessoa assume; esta revestida de Cristo para servir a comunidade. Além disso, principalmente aos domingos, a veste dá um ar de festa. E se as cores acompanharem os tempos litúrgicos, teremos um elemento visual a mais para marcar nossa espiritualidade. A saudação “O Senhor esteja com vocês” estabelece um relação de dialogo entre a assembléia e presidência; o que não acontece quando se usa a expressão “O Senhor esteja convosco”, que anula a relação dialogal.
Agora, se qualquer um desses Sinais servir de pretexto para alguém (ministro leigo ou ordenado) assumir ares de poder e superioridade, estará fora do espírito do Evangelho! Todo cuidado é pouco. (Presidir a celebração do dia do Senhor, Ione Buyst – p. 31,32)
Facilitador: Manoel Lima de Oliveira

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